Ação Unimed na Praça em Marapoama aumentou mais de 80%

A 4ª edição do Unimed na Praça, na cidade de Marapoama resultou na participação de 111 moradores entre jovens e idosos que compareceram à Praça Independência no dia 21 de janeiro. Em comparação a última edição registrada na cidade, com 61 participantes, a 4ª edição aderiu um público 81,97% maior.
Do total de atendimentos realizados, 15 pessoas foram detectadas com glicemia alterada, 17 com alteração de pressão arterial.
O resultado apurado de Índice de Massa Corporal (IMC) preocupa. Dos 111 atendimentos realizados, 38,73% da população, ou seja, 43 pessoas, apresentaram sobrepeso, outras 15,32% (17) foram diagnosticadas com obesidade grau I (leve), três com obesidade grau II, cinco com obesidade mórbida – quando índice de massa corporal fica acima de 40 kg/m² – e, quatro apresentaram estar abaixo do peso.

A assistente social Melina Borges, membro da equipe multidisciplinar da Medicina Preventiva da Unimed fez um alerta. “O diagnóstico apresentado mostra que a população de Marapoama necessita de uma atenção maior com a saúde. O Unimed na Praça é uma forma de trabalhar isso, criando a cultura do autocuidado por meio de orientação”, detalhou.

A embaladeira Neide de Oliveira Rita,45 anos, que é hipertensa, aproveitou ação para checar a saúde. “Foi uma ótima ação, aproveitei para confirmar como anda minha pressão arterial, e fiz as outras avaliações (teste glicemia e índice de massa corporal), graças a Deus está tudo controlado”, disse.
O aposentado e beneficiário da Unimed Catanduva há 25 anos, Luiz Rotta, 74 anos, participou pela primeira vez do evento e também elogiou o atendimento. “Achei ótimo, fui muito bem orientado, aproveitei e já tirei dúvidas com a nutricionista também”.

O evento da cooperativa médica é aberto para todas as idades, por isso, o estudante Kaique Pereira Vinicius Massa, 9 anos, além de brincar no ‘pula-pula’ e comer pipoca gratuitamente, incentivado pela mãe, fez questão de avaliar a saúde também. “Participo pela primeira vez, não senti medo da agulha (referindo-se ao teste de glicemia) ”, disse.

Para o Diretor de Desenvolvimento da cooperativa, Dr. Durval Ribas Filho, mais uma vez, o evento mostrou, por meio da população, a importância que a ação Unimed na Praça tem nas cidades que passa. “Já é a 4ª edição, e como sempre podemos observar a importância que o programa possui em termos de ação social e conscientização dos cuidados com a saúde”, disse.

SAIBA MAIS
O projeto está na sua quarta edição, lançado em 20 de julho de 2013, atende 19 municípios da área de ação da Unimed Catanduva (Ariranha, Catanduva, Catiguá, Elisiário, Embaúba, Ibirá, Itajobi, Irapuã, Marapoama, Novais, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Sales, Santa Adélia, Tabapuã e Urupês).

Fonte: Assessoria Unimed Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment